Minha força

Minha força
Não está em jogos-de-poder,
Ou na guerra dos sexos,
Na competição por parceiros,
Ou em quaisquer lutas com terceiros;

Não está em usar minha capacidade de liderança
Para espúrias tentativas de manipulação da vontade alheia,

Não está em ‘beicinhos’ ou no ‘bater de pezinho’,
Próprio de crianças mimadas,
Nem em chantagens emocionais ou sexuais,
Que algumas mulheres adotam;

Minha força reside,
Na capacidade na paixão avassaladora,
Na tempestade erótica que arranca árvores das raízes,
Na capacidade de entregar-me loucamente,
Na capacidade de amar incondicionalmente,

Está ela em minha feminilidade,
No instinto materno que me impulsiona o cuidar,
Na dedicação que me faz capaz de fazer feliz
Quem quer eu esteja ao meu lado….

Minha força
Está em também em meu profissionalismo,
Que me torna independente, capaz de prover-me
Libertando-me da necessidade instintiva de buscar num parceiro um provedor,

Libertando-me, liberto também eles,
Da duvida de serem queridos ou de ter-me ao lado por interesse,
Meu único interesse é o amor!

Está em meu intelecto,
Em minha capacidade de aprender
Reter e processar informações,
Está na práxis: ato de transformar o conhecimento
Que me faz, ao mesmo tempo:
Mulher emotiva e racional.

Está na minha vontade
Que me faz querer, desejar
E lutar pelo que desejo em todos os campos de minha vida,
Em minha consciência de que não posso ter tudo o que quero,
Mas de querer tudo o que tenho,

Que me faz querer quem me quer,
E até mesmo desistir e ‘dar um pé’,
Se eventualmente não houver reciprocidade…

Está em minha fé,
Fé em mim mesma
Por ter plena e completa consciência de meu valor
Que me faz valorizar também quem está comigo (você, Docinho),
Que me faz querer ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades,
Para que cada dia mais sejas um ser humano completo, feliz.

Está ela na esperança,
Que me faz sempre dar uma chance,
À mim mesma, aos parceiros, aos amigos,
Na fé que todos foram, são ou serão tão íntegros quanto eu,

Pois tenho visto pelo Mundo,
Exemplos terríveis de iniqüidades,
De desonra, de mediocridade,
Tenho percebido que tenho mais honra num único fio de cabelo,
Que várias pessoas têm em seu corpo inteiro,
Mas tenho fé que o panorama pode sempre mudar,

Eu sei quem eu sou,
Sou ousada,
Sou honrada,
Sou corajosa,
Sou leal,
Sou formosa!

E por certo sei que não sou a única,
Mas que somos raros,
E, sendo raros, não podemos desistir,
Pois todos podem evoluir, mudar, abandonar o erro, a ilusão
E a mantença de nossa honra pode inspirar outrem…

Sou tudo isso, eu sei,
Sei ainda que sou mais um pouco,
Que sou capaz de atos grandiosos em prol de amigos,

À quem dedico afeto e carinho,
Por quem seria capaz de lutar para proteger,

Sou mais um pouco:
Sou presente,
Sou benevolente,
Sou decidida,
Sou amável…

A modéstia….?
– puff…..desculpa de incompetentes
(assim disse o Nelson, Rodrigues)

Valorize-me que te valorizarei,
Ame-me e eu te amarei,
Honre-me e te honrarei,
Aos amigos, aos amores: tudo!

Aos inimigos, meu mais profundo desprezo,
Meu mais profundo asco,
Minha mais profunda pena……

> Coitados! <

Sou o ferro forjado em fogo ardente,
Sou o aço que permite o desenvolvimento,
Sou os ventos que movem moinhos,
Que insuflam velas, que permitem a navegação,
Sou Pégasus: forte, livre, indomável…
Mas que permite a doma, se o objetivo é nobre
(como derrotar a Quimera)
Eu sou o raio, sou o relâmpago e o trovão,
E posso ser, o ouro em seu brasão.

Lembro de um poema que li quando criança:

Força é saber amar de forma doce e constante,
Com o encanto de rosa alta na haste
Para que o amor, se ferido, não se acabe,
Na eternidade amarga de um instante

Que resumo na sentença:
Força é saber amar!

E isso….eu sei!

by me

1 Comentário

  1. Renata Ramos said,

    setembro 17, 2008 às 6:53 pm

    Olá
    Adorei seu texto mto boom…
    Se tds as mulheres pensassem assim talvez naum teriamos certos problemas, como a violencia domestica.
    Te convido a conhecer meu blog tb,espero sua visita.
    Abraços.


Deixe uma resposta

